E-Rubber®, a linha ecológica da Bolflex

Voltar

Excedentes de produção de solas, cortiça ou até grãos de arroz. Estes são os materiais que podem compor uma sola E-Rubber®, idealizada e criada pela Bolflex. É, assim, ecológica, até 70% reciclada, 100% reciclável e vegan.

Por isso, a ideia surgiu como forma de reaproveitar materiais em fim de vida, já considerados “lixo” e, desta forma, contribuir para a redução da pegada ambiental e disponibilizar um produto ecológico aos nossos clientes.

A E-Rubber® é a linha ecológica da Bolflex com as seguintes características:

  • Incorpora até 70% materiais reciclados;
  • É 100% reciclável;
  • Permite uma excelente performance a nível de desenho;
  • Tem a elevada qualidade e a exclusividade da Bolflex;
  • É 100% vegan.

Os conceitos de sustentabilidade e veganismo como estilo de vida têm ganho cada vez mais força, não apenas no que diz respeito aos hábitos alimentares, mas também aplicado à indústria e às grandes marcas.

No entanto, a nível individual, é importante estarmos conscientes de como são produzidos os bens que consumimos e usamos no dia a dia. 

Vegan vs. Tradicional: qual o mais sustentável? A resposta não é tão óbvia assim

Existe, actualmente, um movimento global que se traduz no esforço por parte da indústria da moda e calçado, essencialmente, por reduzir ao máximo os componentes poluentes e de origem animal dos seus produtos. Isto significa que as empresas que actuam neste mercado estão preocupadas com a sustentabilidade dos seus produtos. No entanto, a indústria da moda eco-friendly e cruelty-free pode não ser exactamente a mais equilibrada em termos de utilização de recursos. Neste sentido, os números mostram que, por exemplo, o PVC, apesar de vegan – a sua produção não utiliza nenhum componente animal -, não é o mais sustentável. Porquê? Porque este material utiliza cerca de 40% de petróleo na sua composição e este sim, é um componente não-sustentável e cuja produção e extracção prejudica gravemente o ambiente.

Equilíbrio e consciência são a chave para um estilo de vida sustentável

Assim, na indústria da moda e do calçado, tanto produtores como consumidores, devem estar alinhados em 3 factores concretos e que garantem a sustentabilidade e uso de materiais que não prejudicam os animais:

  • O foco deve estar na qualidade, podendo ocorrer uma diminuição na quantidade de produção ou mesmo na frequência com que ocorre;
  • Um sistema de produção limpo que não prejudica nem tem um impacto negativo no planeta;
  • Uma produção transparente, que garante condições dignas e justas de trabalho.

Neste sentido, deve existir um nível de equilíbrio e consciencialização tanto para produtores como para consumidores. Só desta forma o estilo de vida sustentável, ecológico e vegan poderá prosperar de forma a não causar danos ao ambiente e aos seres vivos.

A Bolflex reúne todas as condições para se considerar sustentável e vegan

Em Portugal, há, efectivamente, cada vez mais ideias inovadoras e sustentáveis na indústria da moda. Também a Bolflex quer fazer parte deste movimento de mudança e exemplos como a marca E-Rubber®, a par da nossa fábrica que aproveita e recicla os materiais desperdiçados – Rubber Link® – colocam, assim, a nossa empresa no mapa das iniciativas sustentáveis a nível nacional.

Saiba mais sobre este e outros conceitos Bolflex em: www.bolflex.pt.