Criar e produzir solas. Tudo, sem sair do lugar

Voltar

A produção de sapatos, dependendo do seu material, formato, design, etc., desde o momento de concepção até à venda em loja, faz-se, normalmente entre seis meses a um ano. Na Bolflex contribuímos para optimizar e controlar todo o processo de produção e ainda reduzir esse tempo ao mínimo possível. Como? Através do nosso conceito de One Stop Shop: tudo, sem sair do lugar.

E o que é a One Stop Shop?

Efectivamente, quando falamos na produção de uma sola falamos também em todos os processos que envolvem o seu desenvolvimento: desde a concepção de uma ideia, passando pelo desenho, formulação química, prototipagem, testes, controlo de qualidade, até à sua produção e acabamento. Vários destes processos envolvem, na generalidade dos fabricantes de solas, distintos parceiros externos.

No entanto, na Bolflex, decidimos optimizar os processos, o tempo, o esforço e custos associados a todas as etapas de produção de solas e criamos o nosso conceito de One Stop Shop, que é como quem diz: tudo num só local.

Neste sentido, a Bolflex apresenta-se como uma empresa vertical convergindo todos os serviços e processos num só espaço, e isso traduz-se numa série de vantagens para os nossos clientes:

  • Controlo de todos os processos;
  • Redução do tempo e dinheiro gastos em deslocações para outras empresas subcontratadas;
  • Garantia de um maior controlo no desenvolvimento e qualidade do produto;
  • Comodidade de o cliente não se deslocar a diversos locais inerentes à produção das solas;
  • Redução do impacto de possíveis erros nos moldes sem influenciar a produção;
  • Redução da responsabilidade de toda a produção a uma só entidade.

Como é que o conceito de One Stop Shop funciona na Bolflex?

Na Bolflex não dependemos de fornecedores externos para o desenvolvimento integral de uma sola: tudo é feito a nível interno, conferindo uma garantida diferenciadora para os nossos clientes. Neste sentido, o conceito de One Stop Shop veio melhorar substancialmente os processos. Dele fazem parte 6 passos principais:

1. Da ideia ao desenho final

A concepção de um sapato e da sua sola começa com uma ideia, que, na Bolflex, pode ser transformada, isto é, desenhada, em conjunto com os nossos clientes. Isto significa que fazemos consultoria técnica orientada aos objectivos de cada projecto, desde a concepção à produção.

E o que é que isso influencia na produção de uma sola? Tudo.

No sentido em que, na Bolflex, os clientes podem chegar apenas com uma ideia e disponibilizamos um serviço de consultoria que pode ser decisor na fase inicial do projecto. 

2. Sim, temos impressão de maquetes a 3D na Bolflex

Após o desenho em formato 3D é efectuada a sua impressão num material flexível, de forma a simular a borracha ou mesmo outro material para que seja possível verificar:

  • O aspecto final da própria sola;
  • Testar na gáspea;
  • Manusear a maquete para avaliação do material;
  • Qual o efeito da ideia desenhada em 3D.

O acabamento da maquete, embora com um toque manual, pode ser feito através de laser, devido à existência de textura extremamente finas e sensíveis. Existem, ainda, relativamente ao acabamento, distintas formas implementadas na Bolflex, como a pintura ou a escovagem.

3. A fase da Fundição e a Maquinaria CNC

A fundição é um importante passo no processo antes da produção de uma sola, pois garante que a matéria-prima de uma maquete esteja uniforme e conforme. 

De seguida, a maquinaria CNC faz a preparação dos moldes de forma automatizada, após a fundição dos materiais, como o alumínio. Por sua vez, a finalização do molde é composta por três partes:

  • Verifica-se se existe um bom funcionamento entre os materiais;
  • Faz-se o controlo de qualidade do molde;
  • Acabamento fino.

4. A formulação e a produção da borracha

Assim, após o desenvolvimento da maquete e respectivo molde, poderá ser necessário o laboratório criar uma nova composição de borracha ou utilizar algum composto que possa servir como exemplo, apenas para demonstrar a conformidade do molde. Nesta fase, a Bolflex disponibiliza o know-how de uma equipa absolutamente preparada para o desenvolvimento de formulações que vão de encontro ao que é requerido pelo cliente e de forma a optimizar o tempo de produção das solas.

5.   O processo está quase finalizado, mas antes existe a injecção ou a compressão de borracha nos moldes

Neste sentido, após a verificação da qualidade e uniformidade dos moldes, dependendo do material desenvolvido, o próximo passo é a injecção ou compressão de borracha para verificação de que este está 100% funcional. E, assim, são produzidos os primeiros pares para uma posterior avaliação.

Através do processo de vácuo, aquando da injecção de borracha nos moldes – implementado em Outubro de 2018 – permitiu à Bolflex reduzir em cerca de 60% o desperdício natural excedente da borracha na produção de solas, isto é, a rebarba. Para além disso, este processo permite a melhoria e constância da sola, visto não ocorrer nenhum tipo de desperdício aquando da injecção de borracha no molde.

De salientar que, após a produção dos moldes, pode ocorrer uma nova fase de acabamentos. No entanto, na Bolflex um dos acabamentos é realizado por um robot que garante a uniformidade na aplicação de mate nas solas de TR ou outro composto. Este tipo de processo, com a incorporação de maquinaria robotizada aproxima-nos de um futuro muito próximo – a indústria 4.0.

6. Os três passos finais: controlo de qualidade, embalamento e controlo de quantidade

  • Controlo de qualidade: controlo de qualidade de cada sola através da verificação óptica e de testes em laboratório que garantem a conformidade de todas as solas produzidas;
  • Embalamento: esta é a fase em que já tudo está perfeitamente desenvolvido e testado e, assim, pronto para seguir para os nossos clientes.
  • Controlo de quantidade: através de uma balança que garante as quantidades absolutamente correctas, de acordo com os pedidos efectuados e que serão entregues em conformidade com a encomenda.

(FOTO DAS CARRINHAS TRANSPORTADORAS)

Para além destes processos, na Bolflex disponibilizamos um total de cinco viaturas que efectuam o transporte para clientes a nível local e, desta forma, suprimimos a necessidade de contratação de uma empresa transportadora.

Sabendo que, em Portugal, a produção de calçado, nos últimos 30 anos, passou dos 56M para os 79 milhões de pares, na Bolflex pretendemos contribuir para o aumento deste número ao mesmo tempo que conseguimos controlar absolutamente todos os processos na elaboração das solas. E essa é a razão da existência da One Stop Shop na Bolflex.

Saiba mais aqui.