Como é que a Bolflex está reduzir a sua pegada ambiental?

Voltar

Estima-se que na União Europeia sejam produzidos 1,43 milhões de toneladas de lixo, por ano. Sabe-se que a indústria da borracha é uma das que bem contribui para o aumento deste número. Sabe-se ainda que, em 2015, cerca de 4.5 milhões de toneladas de borracha foram parar a aterros. Na Bolflex estamos a contrariar estas estatísticas. Fomos mais longe e demos aquele passo extra para reduzir a nossa pegada ambiental. Como? É o que passamos a explicar em seguida.

Como poderíamos revalorizar a nossa matéria-prima, a borracha?

Como empresa especializada no setor dos componentes para calçado – na produção e fornecimento de solas e outros produtos para a indústria do calçado – na Bolflex temos a consciência de que é urgente reduzir a quantidade de borracha nova que utilizamos. Sabendo que produzimos, diariamente cerca de 5 toneladas de borracha, o desafio estava em reduzir este consumo e, ao mesmo tempo, dar uma nova vida aos desperdícios e todos os excedentes provenientes da borracha de produção bem como em solas no final de ciclo de vida.

Até ao dia de hoje não foi determinado qual o tempo de decomposição da borracha, pelo que se torna um material cujo final de vida é, invariavelmente, num aterro. Este processo acarreta não apenas custos adicionais de transporte – através da contratação de empresas especializadas -, mas ainda custos por tonelada desperdiçada. 

Neste sentido, a reciclagem e o reaproveitamento deste material tornou-se a nossa principal preocupação: através de um processo específico conseguimos transformar, desvulcanizar e criar, através dos excedentes de borracha, um novo composto com as mesmas características e especificidades de um produto original. Desta forma, podemos não apenas reduzir a produção de borracha, mas também garantir que o material excedente não será desperdiçado, mas sim reaproveitado.

A nossa solução para a reciclagem da borracha tem um nome: Rubber Link®

Reciclar a borracha é o nosso objectivo, mas de que forma o poderemos executar?, essa é a grande questão. Conhecemos os materiais excedentes ou desperdiçados na produção das solas Bolflex, mas o ideal seria aproveitar os materiais em fim de vida, que, de outra forma seriam lixo. E, encontramos uma forma de o fazer, tanto para os nossos excedentes, como para os materiais desperdiçados de outros produtores: através de um processo de reciclagem e desvulcanização da borracha  numa nova fábrica exclusivamente criada para este objectivo – a Rubber Link®

Assim, as vantagens do processo de reciclagem de borracha multiplicam-se:

  1. Reaproveitamento de excedentes de produção
  2. Redução dos custos de produção
  3. Eliminação dos custos de transporte e aterro dos excedentes
  4. Economização do tempo de produção
  5. A borracha reciclada mantém o mesmo nível de qualidade que o original
  6. Redução da produção de nova borracha
  7. Diminuição da pegada ambiental

Para além disso, através da Rubber Link® podemos produzir material para as gáspeas – parte frontal e superior do calçado – o nosso R-Skin , também com componentes reciclados e totalmente customizados, com materiais orgânicos ou outros incorporados, o que torna possível responder aos requisitos dos nossos clientes e às últimas exigências do mercado. Existe ainda a possibilidade deste material produzido  poder ser utilizado como placas de 100cm x 60cm – que podem ser aplicadas nos mais diversos formatos – de acordo com o pretendido por parte do cliente.

Estes materiais reciclados e utilizados para a produção de gáspeas são convertidos em tecido que adquire as seguintes características:

  1. Impermeabilidade
  2. Flexibilidade
  3. Elevada resistência à tracção: maior resistência que a pele ou outro tecido
  4. Menor impacto ambiental
  5. Altamente costumizável
  6. Possibilidade de incorporar outros materiais, como a ganga
  7. De limpeza fácil

Incorporamos até 70% de componente reciclado numa sola

Aqui a pergunta não é “como?”, mas “porquê?”. Por que é que decidimos aventurar-nos e criar, dentro da Bolflex, uma forma de reaproveitar os excedentes da nossa matéria-prima? A resposta é óbvia: a nossa preocupação pela preservação do meio ambiente.

Já há 6 anos que, através da Rubber Link ®, conseguimos incorporar até 70% de componente reciclado numa sola e isto significa que só necessitamos de produzir 30% de borracha original, o que equivale a 70 toneladas, em vez das 240 toneladas que produzíamos anualmente. 

Para além desta componente, conseguimos reduzir a utilização de recursos fósseis (essenciais na produção de borracha nova sintética), bem como a diminuição da quantidade de energia despendida na produção desta matéria-prima. Numa sola Bolflex, cujo componente reciclado é de 70%, este é um número impactante tendo em conta a nossa produção diária e anual de borracha original. 

Além disso, este material reciclado garante ainda a mesma qualidade e performance que o original.

Torna-se, assim, urgente conseguirmos encontrar respostas exequíveis e sustentáveis para reduzir estes números.

Sabemos que a indústria da produção de borracha – quer sintética, quer natural – tem um enorme impacto não só a nível ambiental, mas também social – através das mudanças que afectam as comunidades dos países onde esta é uma das principais actividades – e também económico. É também uma das mais poluentes a nível global, pelo facto de existir um elevado desperdício de borracha – principalmente na produção de pneus: estima-se que, por ano, sejam produzidos no mundo 1,7 mil milhões de novos pneus. 

Solas ecologicamente sustentáveis e vegan? Sim, com a E-Rubber® é possível

Os maiores desafios começam com grandes questões e exigem soluções igualmente impactantes. Neste sentido, para nós, tornou-se pertinente criar a nossa própria marca de solas ecológicas e vegan – a E-Rubber®.

Naturalmente, as solas com a marca E-Rubber® são 100% recicláveis e 100% vegan, cujos materiais reaproveitados são os mais variados e isentos de substâncias tóxicas para o ser humano e para o meio ambiente:

  1. Cortiça
  2. Grãos de Arroz
  3. Granulados de borracha de outras solas
  4. Entre Outros

A borracha não é o único material reciclado na Bolflex

As nossas preocupações ambientais vão para além da reutilização da borracha e, por isso, na Bolflex recuperamos outros materiais e reduzimos o seu desperdício:

  • Termoplásticos: reaproveitamos o máximo deste material e, mesmo quando existe desperdício, este é imediatamente tratado e reincorporado – na Rubber Link ® –, evitando perdas de tempo, energia e reduzindo os custos;
  • Alumínio: utilizado nos moldes que produzimos, por vezes ocorrem excedentes que são refundidos e reutilizados para a produção de novos moldes;
  • Papel, plástico, óleos, baterias e outros materiais: tudo é separado e entregue às respectivas empresas para o seu devido tratamento.

Para além disso, na Bolflex estamos em conformidade com as seguintes normas:

  • ISO2871-Met. B-2008;
  • EN ISO 20872-2001;
  • PT ISO17707-2003;
  • PT ISO20871-2001;
  • REACH

A responsabilidade ambiental é de todos

Os números mais recentes – estima-se que, por ano, existam 4.2 milhões de mortes relacionadas com a poluição do ar – mostram-nos que a contaminação da atmosfera é, actualmente, a maior ameaça para a saúde do ser humano e para o planeta. Os últimos números mostram-nos também que entre os sectores mais poluentes encontram-se os Transportes (nos EUA os números chegam aos 27,8% de gases com efeitos de estufa emitidos para a atmosfera), a Eletricidade (27,5% também no que diz respeito aos EUA) e a Indústria (com 22,2% também nos EUA). 

Ainda que os países e respectivas entidades estejam a tomar iniciativas que visam a consciencialização e mitigação das alterações climáticas, a verdade é que a responsabilidade ambiental deve ser uma preocupação global. Todos temos o nosso papel enquanto actores de mudança, de forma a que possamos contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Assim, na Bolflex convidamos a nossa comunidade, os nossos parceiros e, principalmente, os produtores que actuam no nosso sector a colaborar connosco e encaminhar os seus excedentes de borracha para a Rubber Link ®. Desta maneira, poderemos transformar o material em fim de vida, em matéria reciclada para que possa ganhar uma nova vida e servir um novo propósito. 

Desta forma, estaremos todos a assumir o nosso papel no que diz respeito à preservação ambiental

Saiba mais em: www.bolflex.pt e www.rubberlink.pt.